O Ciclo do Dinheiro da Pirataria: 'Fluxo Econômico'
Sentados em uma casa segura, a quilômetros de distância, três antigos piratas refletem sobre suas vidas passadas como ”soldados rasos” a bordo de esquifes, preparando-se para atacar navios de carga desavisados nas costas do Chifre da África. Nossa equipe de pesquisa ficou pasma com suas histórias.
Ouvimos a descrição de como eles se envolveram na pirataria, quanto ganharam, como gastaram seu dinheiro e, talvez o mais interessante, o que eles sabem sobre seus "chefes", os financistas, investidores e negociadores da pirataria.
Esses soldados rasos eram apenas peixes pequenos em um imenso oceano. Eram mandados para sequestrar navios, que só eram devolvidos em troca de resgates pesados.
De acordo com as pesquisas do nosso relatório Pirate Trails, que estuda os atos de pirataria nas costas do Chifre da África, estimamos que entre US$ 339 milhões e US$ 413 milhões foram negociados em pagamentos de resgates entre abril de 2005 e dezembro de 2012. O valor exato é muito difícil de determinar, devido à relutância das companhias de navegação e dos piratas de revelar o custo e as recompensas da pirataria.